Vascão campeão brasileiro 1974
Pela primeira vez, um time do estado do Rio de Janeiro, o Vasco da Gama, comemorava um título brasileiro. De forma inédita também, tivemos uma final recheada de polêmicas, que até os dias atuais ainda traz muita discussão sobre a legitimidade do título vascaíno.
Para os vascaínos e fãs de Roberto Dinamite, o ano de 1974 é marcado duplamente. Além de ser o primeiro título brasileiro do Vasco do Gama, foi o ano em que Dinamite despontou pro futebol, sendo o goleador do brasileirão com 16 gols.
E a fórmula do time campeão era a junção de jogadores experientes e técnicos com jovens promissores, como o próprio Dinamite, além de Zanata, que foi revelado pelo rival Flamengo. A experiência nessa equipe ficava por conta do goleiro argentino Andrada, o volante Alcir Portela e o lateral Fidélis. Outros nomes que foram importantes na campanha foram os de Alfinete, Ademir, Luis Carlos e Jorginho Carvoeiro.
A grande final
Havia um sentimento de vingança no ar. A torcida do Cruzeiro exigia que seus jogadores entrassem em campo e vencessem o Vasco dentro do Maracanã para assegurarem a honra e a dignidade cruzeirense. Mas não foi o que aconteceu.
Tudo isso se deveu a partida entre os dois clubes no quadrangular final. No jogo realizado no Mineirão, após um suposto pênalti não marcado em Palhinha, o técnico Hilton Chaves e o dirigente Carmine Furletti invadiram o campo para reclamarem pesadamente contra o árbitro da partida, Sebastião Rufino, do Pernambuco.
Roberto Dinamite e Cia comemoraram o primeiro título vascaíno de campeão brasileiro. Invasão dos torcedores no gramado e muita festa para coroar a conquista vascaína.
Dados do jogo final
Vasco 2x1 Cruzeiro Local: Maracanã (RJ) Juiz: Armando Marques (SP) Renda: CR$ 1.413.281,00 Público: 112.933 espectadores
Campanha do campeão
Em 28 partidas, o Vasco comemorou a vitória em 12 oportunidades, lamentou a derrota em quatro e abusou do empate. Foram 12 também. Balançou as redes adversárias 33 vezes e se irritou 18 vezes tomando gol do adversário.
Jogadores que fizeram parte da campanha
Goleiro: Andrada e Carlos Henrique Laterais: Alfinete, Fidelis, Gilson Paulinho e Paulo César Zagueiros: Joel, Miguel e Moisés Meio Campistas: Ademir, Alcir, Fred, Gaúcho, Marcelo, Peres e Zanata Atacantes: Amarildo, Bill, Galdino, Jaílson, Joeginho Carvoeiro, Luis Carlos e Roberto Dinamite Técnico: Mario Travaglini